Literalmente significa "Terapia com Frio", isto é, aplicação terapêutica de qualquer substância do corpo que remova o calor corporal, diminuindo a temperatura dos tecidos. Sendo assim, todas as técnicas que se utiliza do frio como massagem com gelo, criocirurgia, crioalongamento, colocação de uma queimadura sob água fria são consideradas Crioterapia.


Fisiologia da Crioterapia


O uso da Crioterapia produz anestesia, analgesia, diminui espasmo muscular, incrementa o relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra do ciclo dor-espasmo-dor, diminui o metabolismo.Isso ocorre devido ao metabolismo fisiológico da circulação e do sistema nervoso, pois é através dessas respostas que obteremos os resultados terapêuticos no uso da Crioterapia.A característica mais importante da circulação é que ela constitui um circuito contínuo.O sistema nervoso simpático controla o sistema vascular.O sistema funciona como um acro reflexo simples, ou seja, pelo estímulo dado, o sistema interpreta e admite a resposta em forma de vasoconstrução ou vasodilatação.


A Crioterapia - o uso de frio, é uma das modalidades terapêuticas mais baratas e utilizadas para tratar e reabilitar lesões agudas.Para que possamos aproveitar integralmente seus benefícios tanto no pronto atendimento quanto na reabilitação, precisamos dominar o processo inflamatório e termos sensibilidade para perceber todo o processo que envolve o período de reabilitação. Não devemos esquecer que teoria e prática andam juntas.


0 comentários:

Postar um comentário