A Fisioterapia Preventiva reúne um conjunto de exercícios físicos e respiratórios que ajudam controlar sintomas como insônia, ansiedade, depressão, dores articulares e musculares que podem causar uma simples irritação até piores consequências.
Possibilita também, maior flexibilidade do corpo, coordenação, concentração, melhoria de postura, relaxamento muscular, diminuição de tensão, além de trabalhar com a melhoria da auto-estima. Esse tipo de Fisioterapia é dividida em 3 etapas:
• alongamento e fortalecimento
• relaxamento
• exercícios respiratórios

Atuação na terceira idade
Sabe-se que o processo de envelhecimento determina uma maior probabilidade de desequilibro entre as condições de saúde e doença, aumentando a vulnerabilidade físico-funcional e a fragilidade (isso conhecido como “perdas em cascata” que agravam progressivamente o estado de saúde do idoso, levando a um colapso de funções até a morte).
A prevenção de doenças e deficiências, tanto de ordem física quanto pisíquica é conseguida atravéz da pratica de atividades físicas, quando algumas modificações atribuídas ao processo de envelhecimento podem ser retardadas, também reduzindo e/ou eliminando os fatores de risco. Dentro dessa perspectiva, entre os objetivos da fisioterapia geriátrica estão:
• Preservar função motora
• Promover adiantamento de instalação de incapacidades decorrentes do processo de envelhecimento.
• Tratamento das alterações e dos sintomas provenientes de doenças crônico-degenerativas e agudas, bem como suas possibilidades físicas e psicológicas.

(http://jornalvoz.com/site2/index.php?Itemid=174&catid=56:voce-sua-familia&id=527:fisioterapia-preventiva-idosos&option=com_content&view=article)

0 comentários:

Postar um comentário